Atitudes de uma Pessoa Vencedora


Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 

Romanos 8.37

Tudo o que Deus faz coopera para o bem daqueles que andam conforme seus propósitos, essa é uma promessa bíblica que somente se realiza quando verdadeiramente entregamos a nossa vida e vontades integralmente ao Senhor. Muitas pessoas procuram a Cristo em busca de soluções, mas não se entregam totalmente a Ele. Querem a benção, mas não aceitam o domínio Senhor da benção.

Paulo está afirmando a seus irmãos em Roma que Deus os tornou vencedores, em toda e qualquer situação. Isso significa que: mesmo quando a situação aparente é desfavorável, como aconteceu com os cristãos que foram consumidos no período de perseguição, mesmo assim somos vencedores. As pessoas e situações podem roubar seus bens, sua saúde e vida física, mas não podem roubar o seu espírito e fé que tens no Senhor. Essas coisas são tiradas de nós quando nos rendemos aos obstáculos e os aceitamos como ponto final em nossa vida.

Vamos estudar algumas atitudes na vida de quem é vencedor. Se você não desenvolveu tais atitudes, ore ao Senhor Deus para que te dê forças a fim de alcançar um espírito vencedor. Pois, em Cristo você é mais que vencedor!

1ª atitude: Acredite – quem confia em Deus compreende que nenhum problema é grande demais para ser resolvido

Qual a sua filosofia diante de um problema? Solução, crescimento, oportunidade, experiência, desespero, angústia, ansiedade, etc…

Como você encara os fatos? Tenha atitude – Suas atitudes serão mais importantes do que os fatos. Portanto, rodeie o fato por cima, por baixo e pelos lados, encontre um ponto vulnerável e enfrente-o.

Tenha uma atitude mental positiva, lembre-se: você tem a mente de Cristo.

1º.   Pense e reaja com disciplina, às vezes é melhor esperar um pouco antes de tomar uma decisão;

2º.   Elimine de sua mente os pensamentos de ‘e se…’ e passe a desenvolver pensamentos de ‘como…’. Muitas pessoas ficam paradas diante de determinadas situações imaginando ‘e se…’; quem tem a mente de Cristo irá pensar diferente e ‘como’ resolver a situação e tirar proveito daquele momento;

3º.   Impregne sua mente com a fé em Deus e alcançará coisas impossíveis. Leia passagens na Bíblia que apagam a idéia de fracasso: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7.7); “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Tm 1.7);

4º.   Renove sua mente com a esperança baseada na Palavra de Deus e diga agora mesmo – Eu creio que todas as coisas cooperam para o meu bem, pois eu estou no centro da vontade de Deus, aleluias;

5º.   Não valorize o problema. Reduza-o ao tamanho certo.Desfragmente seu problema em partes menores e depois lide com cada situação em separado até eliminar o todo. Busque ajuda em Deus. Quando as coisas apertarem ligue para Deus em Jeremias 33.3.

2ª atitude: Tenha coragem – não existe nada a temer.

Não temos nada nessa vida. Enganam-se aqueles que acham que poderão levar para a eternidade os bens materiais conquistados, relacionamentos, títulos ou qualquer outra coisa. Portanto, se você não pode manter sua própria vida quando a morte bate à sua porta, porque se preocupar com coisas menos importantes. Apenas entregue sua vida a Cristo, Ele pode te dar uma vida plena nesse mundo e a salvação eterna.

Nada dura para sempre, tudo pode ser removido: a ira, a depressão, o ódio, o preconceito, o medo, etc. Quando você decide opor-se decididamente aos obstáculos, eles irão encolher-se e finalmente desaparecer com o tempo. Não valorize aquilo que traz o medo, mas enfrente-o, pois é melhor do que viver fugindo dele.

Veja alguns passos para eliminar seus temores:

1º.   Seja uma pessoa de fé. Diga para si mesmo: “Não quero mais ser controlado pela ansiedade e medo”, pois eu tenho o Espírito Santo de Deus em minha vida;

2º.   Aumente a sua fé. Os discípulos de Jesus certa ocasião pediram-lhe: “aumenta a nossa fé”. Então ore e peça ao Senhor por mais fé. Tome doses contínuas de porções bíblicas que aumentem a sua fé.

3º.   Não tema o fracasso. Quem nunca fracassou? Todos nós passamos por situações difíceis, mas o segredo para vencer está na sua atitude diante do fracasso, como você reage. O fracasso pode se tornar um excelente professor que nos ensinará evitar novos erros.

3ª atitude: Seja uma pessoa entusiástica – faça a sua vida valer a pena!

O entusiasmo é como uma grande paixão que torna sua vida interessante. Ninguém conseguirá sucesso sem uma boa dose de entusiasmo. Veja como desenvolvê-lo:

1º.   Antes de sair da cama, dedique 5 minutos a meditação sobre coisas boas e oportunidades que poderá ter no novo dia. Não se esqueça do que o apostolo Paulo declarou – tudo que acontecer será para o teu bem, desde que você esteja na vontade de Deus;

2º.   Leia a Bíblia diariamente, ela é uma grande fonte geradora de entusiasmo. Nela encontramos que “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23) e “tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis” (Mt 21.22). Ela nos ensina renovar constantemente a mente (Ef 4.23), preenche-la com a Palavra de Deus, orar ao Senhor e para alcançar a direção correta para a vida;

3º.   Dois estimulantes da fé para você: Todas as manhãs e noites tome uma boa dose de Filipenses 4.13 – “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”; Pelo menos três vezes ao dia se revista do Salmo 118.24 – ““Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”;

4º.   Ame a vida e as pessoas. Ame as pessoas, ame o céu, a beleza e a Deus. Quem ama sempre se torna um entusiasta. Comece hoje a cultivar o amor pela vida.  “A pior falência é a do homem que perdeu o entusiasmo. Se o homem perder tudo na vida, menos o entusiasmo, ele voltará a ter sucesso.” – H.W. Arnold. Descubra necessidades e supra-as. Leve o entusiasmo para a sua vida!

5º.   Para continuar cheio de energia, conforme o propósito de Deus para você mantenha a entrada de energia maior do que a saída. Portanto, descubra a grande técnica de “entregar tudo a Deus”. Peça a Deus sabedoria e orientação e depois dê o melhor à vida. Tendo feito o seu melhor, deixe os resultados para o Senhor, confiando na sua providência. Você vai encontrar renovação, novas energias, novo entusiasmo.

 

4ª atitude: Seja uma pessoa mansa – não se preocupe, vença a ansiedade!

Alimente a sua mente com a Palavra de Deus. Deixe que ela se dissolva no centro de controle da sua consciência, onde é formado o seu padrão de vida.

Eu quero te dar uma receita para sete dias, baseada na Palavra de Deus. Espero que ela te ajude a vencer a ansiedade:

Primeiro dia. Comece seu tratamento com Filipenses 4.13 – “Posso todas as coisas naquele (Cristo) que me fortalece”. Repita o versículo muitas vezes ao longo do dia, especialmente quando a preocupação o ameaçar;

Segundo dia. Aplique em seu coração e mente Isaías 26.3: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”. Repita em voz alta muitas vezes até que as palavras se infiltrem na consciência. Isso produzirá uma paz na qual a preocupação não conseguirá sobreviver.

Terceiro dia. Memorize o Salmo 23.4 – “Não temerei mal algum, porque tu estás comigo”. Enfatize, mediante a repetição, o pensamento poderoso da presença de Deus e faça isso várias vezes no dia. A preocupação não pode coexistir com a presença de Deus. Encha a sua mente de Deus;

Quarto dia. A cada hora aplique em sua mente Lucas 11.9 - “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á: buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”. Repita o texto inúmeras vezes, inserindo a sua mensagem curativa em sua mente;

Quinto dia. A cada duas horas, leia e procure memorizar João 15.7 – “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Quando Deus vive continuamente em sua mente, a preocupação não pode existir nela, porque Deus e a preocupação são incompatíveis. Um deles precisa ir embora e certamente não será Deus;

Sexto dia. Tome em sua mente a passagem de Marcos 11.24 – “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis”;

Sétimo dia. Na última dosagem para a sua cura espiritual, sugiro I Pedro 5.7 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Este versículo significa que Deus ama você e irá cuidar de tudo o que o preocupa. Repita as palavras deste texto até que se fixem no seu pensamento para sempre, a fim de recondicionar toda a sua atitude mental.

No final de uma semana some as suas bênçãos e subtraia as suas preocupações, veja o resultado. Quando você conta as suas bênçãos e continua contando, suas preocupações irão receber a mensagem de que o jogo acabou e começarão a desaparecer.

5ª atitude: Tenha esperança – Você pode mudar para melhor!

1º.     Compreenda que o poder para mudar a sua vida vem mediante a fé em Jesus Cristo;

2º.     Entregue a si mesmo e todos os seus problemas a Deus;

3º.     Pratique o princípio da fé descontraída – “Entregue o controle a Deus”;

4º.     Peça a Deus poder para mudar sua vida. Creia que ele vai supri-lo;

5º.     Leia o Novo Testamento inteiro, fazendo uma lista das palavras de Jesus, e grave-as na memória;

6º.     Pergunte a si mesmo o que Jesus faria. Tente então fazer isso;

7º.     Forme hábitos de oração diária. Separe períodos específicos de tempo para a oração e dê a ela prioridade máxima;

8º.     Leia o Novo Testamento do princípio ao fim, parando para estudar passagens que impressionem particularmente você;

9º.     Sature a sua consciência com pensamentos centrados em Cristo;

10º. Mostre amor e faça o bem para as pessoas.

Você tem um futuro! Apesar de como se sente quanto às suas perspectivas e quanto a tudo o que lhe contaram os mensageiros de más notícias, você tem realmente um futuro.

Não importa quão difícil sejam as coisas, ou quão problemático o caminho, ou quão desencorajado esteja, você tem um futuro.

Não importa que seja velho, cansado, ou doente, mesmo assim você tem um futuro. Por mais injustamente que pense que foi tratado pela vida e pelas circunstâncias, lembre-se sempre, você tem um futuro! É a Palavra de Deus que te assegura, veja:

  • Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida. Salmos 16.5
  • Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança. Provérbios 23.18
  • Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Jeremias 29.11
  • Há esperança para você no futuro; os seus filhos voltarão para casa. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Jeremias 31.17

Mensagem ministrada primeira vez na ADI em 18 de outubro de 2009

About these ads

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s