CRESCIMENTO ESPIRITUAL ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS


bibliaUMA NECESSIDADE DA IGREJA CONTEMPORÂNEA

Mateus 13.3-9; 19-23; Marcos 4.26-29 (NTLH)

A semente é a pessoa que distribui, publica ou prega a Palavra de Deus. Há 4 tipos de solos onde a semente é lançada:

  1. Caminho: “algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo… As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.” (v.4,19)
  2. Terreno pedregoso: “Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes… As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.” (v. 5, 6, 20,21)
  3. Espinhos: “Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas… Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos.” (v. 7, 22)
  4. Terra boa: “Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um… E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.” (v. 8, 23)

Jesus adverte seus discípulos acerca dessa parábola – Marcos 4.13 “Então Jesus perguntou: – Se vocês não entendem essa parábola, como vão entender as outras?” Essa é uma parábola fundacional, e entende-la nos capacitará a ouvir apropriadamente a Palavra de Deus e compreendê-la.

A maioria dos cristãos deseja produzir bons frutos, mas nem todos conseguem. A chave para a fertilidade espiritual é ouvir corretamente a Palavra de Deus, pois, há pessoas que ouvem a Palavra, mas não produzem frutos, por ouvirem-na incorretamente. Apenas ¼ ouve a Palavra corretamente.

1. RAZÕES PELAS QUAIS ALGUÉM OUVE A PALAVRA, MAS FALHA ESPIRITUALMENTE NA PRODUÇÃO DE FRUTOS:

  • V.19 – Se você ouve a Palavra, mas falha em entendê-la, então Ela não produzirá fruto em você e sua vida espiritual continuará infrutífera;
  • As sementes à beira do caminho não entram no solo para que possa enraizar e crescer. Quem ouve a Palavra e não a retém ou aplica à sua vida é semelhante ao despertar de um sonho;
  • V.20-21 – A semente em terreno pedregoso representam as pessoas que concorda com a Palavra de Deus, mas visto que Ela não enraíza em seu coração, para que possa transformá-la, não tem forças para reter o que ouviu. Diante dos problemas, logo a abandona;
  • Se a Palavra não enraíza, a mente não se transforma. Muitas pessoas se excitam diante da Palavra, mas não possuem qualquer comprometimento com Ela diante das adversidades;
  • A preocupação com coisas mundanas é também uma causa para a esterilidade espiritual (v.22) – Se o mundo dominar nossa mente, seremos infrutíferos, não podemos servir a dois Senhores (Mt 6.24). A nossa vida não consiste na quantidade de bens que possuímos (Lc 12.15). Você crê realmente nisso?
  • Muitos cristãos estão mais focados na obtenção de bens materiais do que no conhecimento de Deus: “O Senhor disse: – O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o Senhor, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o Senhor, estou falando.” (Jr 9.23,24);
  • O temor de Deus e a Palavra de Deus são importantes na vida do cristão: “A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.” (Sl 19.7-10)

2. SEMENTES EM TERRA BOA SÃO AQUELAS QUE PRODUZEM FRUTOS A 100, 60 OU 30 VEZES MAIS DO QUE FOI SEMEADO.

  • Terra boa são pessoas de bom coração, generosas, que ouvem a Palavra e a retém. Esses dão frutos com perseverança (Lc 8.15). Uma pessoa cujo coração é como terra boa não somente “entende” o que ouve (Mt 13.23), mas ela suporta fielmente a perseguição e aflição sem comprometer o entendimento que lhe é dado. Ela produz frutos porque os assuntos mundanos não dominam sua mente.
  • A pessoa que se torna espiritualmente produtiva através do ouvir a Palavra de Deus tem as seguintes características: ela entende o que ouve; suporta as dificuldades; tem uma mente espiritual e não mundana. Ela está sendo transformada pela Palavra de Deus (Rm 12.2).
  • As verdades bíblicas constituem as armas com as quais você pode sobrepujar a oposição e pressão. Deus nos deu o escuda da fé e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Ef 6.16,17).
  • Mateus 13.9 instrui “aquele que tem ouvidos para ouvir…”. Embora alguns pareçam receber a Palavra de Deus com alegria, não reterão ou obedecerão ao que ouvem e por isso permanecerão estéreis.
  • O insensato não leva a Palavra de Deus suficientemente a sério para retê-la e obedecê-la, mas o prudente reestruturará sua vida inteira de acordo com os ensinos da Palavra de Deus e construirá todo o seu pensamento e conduta sobre a rocha sólida da revelação bíblica.

O grão de mostarda. A semente lançada representa o ouvir a Palavra de Deus e crescimento espiritual. O reino de Deus se expande e ganha força na mente do indivíduo (Mc 4.30-32).

Marcos 4.26-29 “Jesus disse: – O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.”

Não há crescimento ou mudança genuína na vida de uma pessoa sem a Palavra de Deus, assim como é impossível produzir frutos sem plantar as sementes. Por isso precisamos estar atento ao que estamos ouvindo (Mc 4.24) e como estamos ouvindo (Lc 8.18). A pergunta é: Que tipo de terra nós somos? A semente lançada tem que ser a correta e a terra que a recebe também têm quer ser correta para crescer. Precisamos ter cuidado sobre as idéias que entram em nossa mente e como processamos essas idéias.

Um crescimento espiritual grande geralmente não vem subitamente ou num período curto de tempo, embora isso aconteça às vezes. Uma semente na terra cresce em estágios:

  • A semente germina e cresce: ela cresce abaixo da superfície, não é perceptível ao observador. O crescimento espiritual ocorre primeiro abaixo da superfície de sua consciência imediata, nesse estágio, não é possível perceber algum progresso num determinado dia qualquer, mas se ao longo dos dias, meses ou anos você perceberá nitidamente diferenças significantes. Deus te salvou não porque era bom, mas ele concede através da Palavra sua regeneração, justificação e santificação.
  1. Primeiro o talo
  2. Depois a espiga
  3. Grão cheio na espiga

3. O CRESCIMENTO ESPIRITUAL NÃO VEM ATRAVÉS DOS ESFORÇOS CARNAIS, MAS VEM DE UM ATO DE DEUS DANDO-NOS VIDA POR MEIO DE SUA PALAVRA.

Importante lembrar que o Espírito Santo tem um papel na interpretação bíblica. Não basta ler as escrituras, é preciso invocar o Espírito para receber a revelação de Deus (João 3.3). Paulo recebeu o Espirito de sabedoria e discerniu coisas que até Pedro admitiu como “difíceis de entender” ( II Pd 3.15-16). Alguns são chamados para serem Mestres ( I Co 12.28-29; Ef 4.11) e ensinar aos outros.

Existe o risco da abordagem subjetiva, irracional, anti-intelectual e passiva que alguns cristãos assumem diante da Bíblia e que atribuem ao Espirito Santo. Alegam que para entender a Bíblia basta ler algumas passagens, ter a mente sã, e o E.S. trará discernimentos tremendos à Ele. Isso tem gerado muitas heresias em nossos tempos.

Alguns aceitam o entendimento de uma passagem bíblica citado pelo leigo, baseado em sentimentos vagos ou primeiras impressões, porque acreditam que um exercício cuidadoso da razão não é importante no entendimento do que a Bíblia diz para muitos de nós.

Algumas passagens bíblicas são fáceis de entender, são bastante claras, mas outras são de difícil interpretação, intelectualmente falando. Quanto mais desenvolvermos a mente e o entendimento de hermenêutica, mas capazes seremos de entender o significado ou importância das Escrituras.

Deveríamos perseguir o progresso espiritual, mas é a Palavra de Deus entendida e crida em nossas mentes que nos leva à nossa maturidade espiritual.

Os esforços dos líderes, através de programas de crescimento espiritual não trarão crescimento genuíno, salvo de for através da Palavra de Deus. O crescimento é inicialmente oculto, mas eventualmente se tornará publicamente observável.

O reino de Deus é tal que o que uma pessoa faz em secreto será no tempo feito evidente a todos. Deus recompensará publicamente aqueles que são fiéis a ele em privado.

About these ads

Uma resposta para “CRESCIMENTO ESPIRITUAL ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s