O legado de Moisés


terra promessaDeuteronômio 34.4 - “E Deus disse a Moisés: — Eu jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria esta terra aos descendentes deles. Estou deixando que você a veja com os seus próprios olhos, mas você não vai entrar nela.” NTLH

A história de Moisés é das mais belas na bíblia, mas o final dessa história revela que apesar de todo o esforço e dedicação de Moisés em conduzir o povo de Israel pelo deserto até a terra prometida não foram suficientes para comover o coração de Deus e permitir-lhe pisar na terra da promessa. Isso ocorre com muitos líderes atuais, apesar de todo o esforço e dedicação a um projeto, no final não conseguem chegar onde intentaram. Por que não chegamos lá?

Eu imagino a reação de Moisés ao ouvir tais palavras do próprio Deus “eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá” .(RA)

O autor sagrado não diz nada a respeito, apenas afirma que Moisés morreu, mas qual a causa mortis de Moisés?

  1. Será que Ele morreu por ficar decepcionado com a declaração divina?
  2. Será que Ele entendeu passivamente o que Deus estava lhe dizendo?
  3. Quais pensamentos pairariam sobre sua cabeça diante de tal declaração?

Como você ou eu agiríamos se Deus falasse conosco do mesmo modo em relação a um projeto, uma realização, um trabalho findado onde a única coisa que resta é tomar posse, relaxar e dizer ufa! Eu consegui! Ai Deus aparece e diz: Você verá o seu projeto realizado, sua obra realizada, mas não irá desfrutar”.

  1. Qual seria a sua reação?
  2. Será que Moisés agiu do modo como você agiria?

O que chama a atenção é que Moisés não foi o único líder na Bíblia que não conseguiu realizar 100% de sua missão, o rei Davi também tinha um projeto de construção de um templo e o próprio Deus lhe disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra e derramaste muito sangue” (I Cr 28.3). Isso revela que a missão de um líder geralmente é maior que suas realizações ou que não conseguem alcançar sua missão por fatores que passo a citar abaixo.

Quando o líder não consegue realizar 100% de sua missão geralmente surge um sentimento de fracasso, frustração, ansiedade e desespero. Alguns líderes simplesmente desistem de continuar lutando, abrem mão de seus propósitos e deixam de lutar. Por que isso ocorre?

  1. Alguns perdem o senso de aprendizado, quando alcançam determinada posição deixam de ouvir outras pessoas e conseqüentemente deixam de crescer. Imaginem o líder que acredita ter alcançado seu propósito e com o passar do tempo começa a julgar-se sábio o suficiente a ponto de não precisar ouvir as pessoas. Quando um liderado o convida para participar de um treinamento sobre sua área o líder logo diz: “esse treinamento é fraco, já sei tudo que irão ensinar etc”. Qual será o destino desse líder que se recusa a aprender com pessoas diferentes?
  2. Seu caráter sofre declínio em razão das decisões tomadas, quando isso vem a tona sua atratividade sofre baixa natural (O líder cujas habilidades sobrepõem-se ao caráter, no final, irá vacilar). Outro problema sério que atinge muitas lideranças é a falta de empatia nas tomadas de decisões, às vezes tomam decisões que favorecem determinados grupos de simpatizantes em detrimento da justiça e senso comum e o resultado torna-se desastroso.
  3. Com o passar dos anos deixam de viver conforme suas convicções, o resultado é o descrédito de seus seguidores. É impressionante o número de líderes que já não acreditam em suas visões, embora um número considerável de seguidores o sigam piamente o líder há muito deixou de acreditar em suas convicções, quando as pessoas percebem que estão remando sozinhas e sem comando deixam de acreditar no líder.
  4. Decisões importantes são deixadas para trás, quando o líder percebe que falhou por não tomar a decisão no momento certo fica frustrado. O tempo é hoje, decisões importantes não podem ficar na gaveta, quantos erros tem origem na falta de decisão do líder em tempo oportuno. Quem foi chamado para liderar precisar aceitar o ônus que essa missão requer, significa tomar decisões no tempo certo ainda que lhe seja penoso fazê-lo naquele instante.
  5. Falta de conscientização de sua influência, a palavra de um líder é importante e deve ser dita com cautela e sabedoria, sua opinião ou decisão pode afetar a vida de milhares de pessoas. É comum alguém se dirigir ao líder e lhe perguntar “Qual a sua opinião sobre ….”. O líder precisa compreender que sua palavra tem um peso muito grande, quando se tratar de reunião o importante é que a palavra do líder seja a última ser dada, ele ouvir todas as partes primeiras para depois dar seu veredicto, isso evitará que diga alguma palavra contraditória que resulte negativamente sobre sua liderança.
  6. Ausência de um senso claro quanto ao seu destino, a falha numa missão pode resultar em danos incalculáveis. Perguntas básicas como fazer, porque fazer, aonde chegar, qual o objetivo, etc devem fazer parte do dia a dia do líder. As pessoas esperam que líder tenha clareza de sua missão, elas o seguem fielmente quando isso está visível para todos, mas se o líder não for claro quanto ao destino que se pretende chegar o resultado pode ser danoso para todos.
  7. A falta de um relacionamento mais vibrante com Deus gera desmotivação no líder. Conheci muitos líderes cristãos que possuíam excelente bagagem intelectual, mas não conseguiam atrair pessoas que os seguissem, muitas vezes isso ocorre porque o líder não demonstra emoção em suas ações, a falta de sensibilidade espiritual destrói uma equipe. As pessoas querem líderes que vibrem com resultados, chorem com a equipe, sorriam juntos e que estejam presentes.

Moisés morreu, mas deixou um legado. O jovem Josué estava pronto para dar continuidade a missão de Moisés – conduzir o povo a terra prometida.

A minha pergunta para você é:

  • Se Deus decidir retirá-lo dessa vida hoje, quem dará seqüência a sua missão?
  • Qual será o teu legado?
About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s