UMA GUERRA VENCIDA SEM BATALHAS – Êxodo 14.14


I – DEUS DIRIGE OS PASSOS DO SEU POVO – Salmos 48.14

a) O Senhor ordenou que o povo mudasse seu caminho. Eles imaginavam que seguiriam pelo caminho fácil, embora houvesse adversários, mas Deus preferiu conduzi-los por caminhos distantes. Os caminhos de Deus são diferentes dos nossos caminhos, a pessoa que confia no Senhor não teme entregar seu caminho nas mãos de Deus porque entende que Ele cuidará de tudo para o final seja feliz;

b) Deus os levou para diante do mar, lembrem-se do que disse Jesus “no mundo tereis aflições”, João 16.33. Para os críticos de plantão Moisés estava sem direção, perdido e teria conduzido o povo para a destruição, esqueceram que Deus estava no controle de tudo;

c) Os inimigos acharam que os israelitas estavam perdidos. As pessoas que não conhecem a Deus não entendem o trabalhar dele em nossas
vidas, as lutas no caminho servem para engrandecer a glória de Deus na nossa vida;

d) Deus endureceu o coração de Faraó para perseguir Israel. Meu amado irmão ou irmã se alguém se levantou contra sua vida não fique
apreensivo, lembre-se que Deus está no controle de sua vida e conhece os limites da sua fé.

II – A REAÇÃO DO POVO

a) A alegria pelo livramento da servidão é substituída pelo desespero. Diante das adversidades é comum as pessoas esquecerem-se dos
momentos de bênçãos que desfrutaram na presença de Deus e olhar apenas para o problema. Os milagres que ocorreram durante a estadia do povo do Egito tornaram-se pequenos diante do mar a frente do povo, ou seja, a luta tornou-se maior que a presença de Deus segundo o povo;

b) Enquanto alguns resolveram clamar a Deus por um milagre outros preferiram murmurar e maldizer Moisés. Essa reação também é comum nas
pessoas que costumam praguejar outros pelas lutas que estão passando, é mais fácil encontrar um culpado do que enfrentar o problema;

c) Os murmuradores começaram dizer que o Egito era um lugar ideal para viverem e que o melhor seria voltar para o Egito. Que triste quadro, as pessoas esqueceram-se dos sofrimentos, das mães que choraram a morte de seus filhos, das chibatadas e da condição de escravos no Egito, um desafio foi o suficiente para fazê-los titubear e desejar voltar;

d) Alguns queriam voltar a serem escravos com medo de morrer no deserto. Tais pessoas estavam tão focadas no mar que não ouviam a palavra de Moisés, embora afirmassem confiar em Deus naquele momento decidiram resolver o impasse através de seus próprios meios, uma solução humana para não perecer.

III – AS PALAVRAS DE MOISÉS AO POVO

a) Não temais;

b) Estai quietos;

c) Vede o livramento;

d) Os inimigos serão destruídos para sempre;

e) Deus irá guerrear por vocês.

IV – AS PALAVRAS DE DEUS A MOISÉS

a) Porque clamam a mim? Parem de reclamar Eu sou o Deus protetor;

b) Dize aos filhos de Israel que marchem. Siga em frente apesar das circunstâncias, o Senhor está diante de Ti;

c) O milagre do livramento só dependia da ação de Moisés, o instrumento para a vitória estava em suas mãos. Você tem a chave para a vitória sobre sua casa, sua família, sua empresa, etc … Deus irá usar o que tens para alcançar bênçãos maiores. Glórias a Deus;

d) Os Egípcios saberão que eu sou o Senhor. Os críticos, murmuradores, adversários saberão que o Senhor é na tua vida quando te virem
prosperar e vencer suas batalhas;

V – A VITÓRIA É ALCANÇADA

a) O Anjo que ia adiante do povo passa para trás, isso representa a proteção de Deus sobre nossas vidas, o mesmo Deus que está adiante de Ti também protege tua retaguarda não permitindo que sejas atacado por trás;

b) Após a travessia Moisés toca segunda vez nas águas, o mar se fecha, os inimigos são destruídos para sempre. Deus pretende extinguir completamente seus problemas e adversários, mas Ele fará isso a sua maneira;

c) Deus sempre está com o seu povo. Em João 14.18 disse Jesus “não vos deixarei órfãos”, jamais seremos desamparados por
Deus;

d) Por intermédio de Cristo somos mais que vencedores, Romanos 8.37.

About these ads

2 Respostas para “UMA GUERRA VENCIDA SEM BATALHAS – Êxodo 14.14

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s